Exumação de Corpos, quando pode ser feita a exumação?

Exumação de Corpos, quando pode ser feita a exumação?

 

Normalmente a exumação é feita quando aconteceu a morte sobre causas suspeitas, por exemplo, investigação de possível causa da morte. Este processo da exumação pode ser feita com um agente da polícia por exemplo. Os agentes de saúde também precisam acompanhar a exumação para evitar possíveis contágios de doenças.

 

exumação de corpos

Exumação, segurança e cuidados ao exumar um corpo.
Foto Fonte: www.heraldo.es

Exumação pode ser feita quando:

 

Exumação é a forma de “cavar” para retirar um corpo, ou simplesmente abrir um caixão para retirar os restos mortais do falecido. É considerado um sacrilégio por uma grande parte das culturas mundiais. No entanto, existem certas circunstâncias para que a exumação aconteça.

exumação

Agentes exumando um corpo

Outros motivos como, simplesmente fazer a exumação de corpos de um local para o outro. De uma cova para outra ou de um cemitério para o outro é bastante comum.

Alguns cemitérios do Brasil, ou a maioria dos cemitérios, possuem um numero limitado de sepulturas para enterrar os mortos. Uma vez que todas as sepulturas estiverem cheias, as mais antigas passaram pelo processo de exumação. Muitas vezes o local desta exumação é um ossário ou algo parecido. Há famílias que preferem fazer a exumação para depois fazer a cremação de corpos. O Crematório Vila Alpina, maior crematório da américa latina, realiza em média 75 cremações de corpos por dia.

A exumação permite que arqueólogos e antropólogos físicos procurem restos humanos em busca de entender a evolução do homem, isso é mais voltado para a área arqueológica. Porém os meios são os mesmos.

Para que uma empresa de construção faça reformas, ou construa um novo cemitério em cima do antigo, a exumação precisa ser feita em todas as covas.

 

Exumação de Corpos, efeitos sob as culturas

 

exumação

Exumação também faz parte da arqueologia

Muitas vezes, as culturas mundiais possuem diferentes tabus sobre a exumação. Essas diferenças, por várias vezes, levaram a sérios conflitos. Como por exemplo, empresas de construções dos Estados Unidos tiveram problemas com os americanos nativos, estes que queriam preservar seus cemitérios ancestrais.

No folclore e também na mitologia, a exumação é frequentemente relacionada com rituais e exercícios sobrenaturais.

 

Exumação não pode ser feita quando:

A exumação de corpos não pode ser realizada nos seguintes casos:

  • Quando dois anos ou mais se passaram após o enterro, varia dependendo de cada cemitério;
  • Quando não houver autoridades responsáveis presentes, agentes de saúde, agentes da polícia etc…;
  • Quando não há documentação regularizada para fazer a exumação.

Requisitos para a exumação e enterro no mesmo cemitério

  • Depois de 2 anos após o enterro, a autorização não se faz necessária. Consulte o SFM do seu estado;
  • Caso o caixão esteja em péssimo estado de conservação, no momento da exumação, ele pode ser trocado por outro.

Requisitos para a exumação e enterro em um cemitério diferente

  • A autorização da família ou de um membro responsável pela família deve ser requerida. Acompanhado do RG do requerente, Certidão de Óbito, cópia do Contrato de Concessão (isto é para cemitérios particulares) e também um documento que comprove o seu grau de parentesco com o morto. O SFM (Serviço Funerário Municipal) do seu Estado pode ajuda-lo com os requerimentos.

  • No momento da exumação, o novo caixão ou o mesmo deve ser transportado por uma empresa funerária autorizada.

Requisitos para a exumação dos corpos ir para o estrangeiro:

  • O corpo foi embalsamado antes do enterro ou
  • Esse é o assunto de cremação para posterior transferência das cinzas.

Requisitos para a exumação dos restos mortais de cadáveres

  • A transferência dos restos mortais geralmente não precisa de permissão, apenas contato com a família. A exumação do corpo para outros fins precisa dos documentos acima citados além de demais órgãos públicos e sanitários.

  • Se no momento da exumação os restos mortais não estiverem totalmente destruídos, a exumação acontecerá da mesma forma. Com transporte e enterro subsequente. Como se fosse um cadáver normal.

 

Importantíssimo: Nunca deve-se mover em um cadáver para fazer a exumação de corpos se a mesma oferecer perigos a saúde.

Quando o corpo está sujeito a uma intervenção judicial para efetuar a remoção ou exumação, a autoridade judicial e demais autoridades sanitárias precisam, obrigatoriamente, acompanhar todos os passos para realizar a perfeita exumação.